Um trágico acidente ocorreu na província cubana de Mayabeque, na região oeste do país. O acidente deixou dez pessoas mortas e outras vinte e cinco feridas. O ônibus em que estavam diversos passageiros, caiu de uma ponte, resultando na tragédia.
O caso aconteceu neste sábado, dia 30 de janeiro. A informação é que o acidente ocorreu de madrugada. O Conselho de Defesa de Havana e da Segurança Rodoviária estão investigando as causas que podem ter levado ao acidente.
No ônibus, estavam diversos professores que viajavam de Havana para suas províncias residências. Neste momento, as aulas presenciais estão suspensas devido a pandemia da COVID-19. Os feridos do acidente, ao menos três estão em estado grave, já foram transferidos para as unidades de saúde mais próximas e estão sendo tratados.
O presidente cubano Miguel Diaz-Canel , no Twitter, lamentou a “perda de valiosas vidas de homens e feridos” e enviou suas condolências aos familiares e amigos das vítimas.
Os acidentes, inclusive de trânsito, representam há vários anos a quinta causa de morte em Cuba, onde houve uma média diária de 20 acidentes rodoviários em 2020, segundo os últimos dados dos órgãos públicos locais.
As principais causas dos acidentes de trânsito no país caribenho são excesso de velocidade, sem a devida atenção ao volante, mau funcionamento técnico, Ultrapassagem indevida, efeitos do álcool e excesso de passageiros. O mau estado das estradas e o péssimo estado das estradas da ilha, por onde passam automóveis antigos, também têm impacto nestas estatísticas.