Neste sábado, dia 30 de janeiro, foi notificado a morte de um idoso após receber uma dose do imunizante AstraZeneca. O idoso de 83 anos morreu após tomar a vacina contra a Covid-19. A vacina foi fornecida nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro.
O caso aconteceu na região de Manaus e foi encaminhado para a administração da capital amazonense, através do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretária Municipal de Saúde (Semsa). A investigação ainda está em andamento, portanto, não se tem certeza se a morte teve relação direta com o imunizante.
Nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, se iniciou a vacinação de pessoas idosas, com idade acima de 80 anos, na região de Manaus, no Amazonas. Anteriormente, os profissionais da saúde passaram a receber os imunizantes.
Recentemente, o governo da Alemanha recomendou que a vacina não fosse aplicada em idosos, pois não existem estudos específicos para este grupo. Contudo, a vacina é considerada segura.
Já a FioCruz, instituição brasileira, afirmou que testes foram realizados e o imunizante pode ser considerado seguro para pessoas idosas.
O comunicado da morte do idoso foi feito através de sua família. As investigações devem continuar sendo feitas com rigor.
Neste momento, a vacinação na região norte do país tem sido prioridade. Muitos estados chegaram a viver crises durante a pandemia da Covid-19, com um grande aumento de casos e com falta de equipamentos essenciais no combate ao vírus.