A Bíblia é um documento que muitos cientistas discordam sobre a classificação. Trata-se de um documento histórico, mas muitos historiadores divergem da forma como abordar os fatos históricos que ali estão relatados.
Um dos fatos modernos que mais adicionam lenha a fogueira, são as descobertas de lugares e objetos referidos na bíblia. Existem muitas escavações e pesquisas que revelaram, ao longo das últimas décadas, locais que são mencionados na bíblia, por exemplo.
Pesquisadores encontraram, no Vale do Timna, localizado em Israel, tecidos roxos. Essa descoberta parece simples, mas é fora de precedentes. Na bíblia, são narradas passagens em que os membros da alta sociedade fazem uso de tecidos roxos.
Conforme explicam os estudiosos, como o corante roxo era caro e de difícil acesso na época, acredita-se que apenas a realeza, a nobreza e o alto sacerdote tinham acesso a esse tipo de produto. A descoberta remonta aos tempos de reinado de Davi e Salomão.
Nunca antes havia sido encontrado nenhum registro material destes tecidos. Agora pesquisadores das Universidades de Tel Aviv e Bar Ilan, em conjunto com a Autoridade de Antiguidades de Israel, confirmaram a descoberta.
“Esta é a primeira vez que temos evidências diretas de tecidos tingidos e preservados por 3.000 anos”, afirma o cientista Sukenik.
Para os pesquisadores que analisam a descoberta, a descoberta dos tecidos revelam que de fato havia estratificação social no Timna há milhares de anos atrás. Assim, espera-se descobrir mais sobre os povos que habitaram no local.