Você provavelmente já deve ter tido manchas roxas em sua pele. Elas são causadas devido a um extravasamento de sangue na região, um rompimento de vasos sanguíneos. Diante disso, as principais causas são uma fragilidade dos próprios vasos, uma pancada ou uma alteração no sangue.
Estas manchas costumam aparecer e desaparecer sem muita intervenção ou sem sequer causar sintomas. Confira abaixo as três principais causas para o surgimento de manchas roxas em nosso corpo, além das já conhecidas pancadas:
1) Fragilidade capilar
Ocorre quando os pequenos vasos sanguíneos, responsáveis pela circulação do sangue, estão muito fragilizados e acabam se rompendo.
Os fatores que podem desencadear isso são; envelhecimento, alergias, genética, estresse, ansiedade, tristeza e deficiência de vitamina C.
Tratamento: Geralmente elas somem sozinhas, mas se quiser acelerar o processo, é recomendado passar alguma pomada para hematomas ou tomar um bom copo de suco de laranja.
2) Doenças que causam alterações na coagulação do sangue
Muitas doenças causam a redução das plaquetas no organismo ou alteram suas funções. Diante disso, as manchas podem surgir.
Doenças como dengue, zika, deficiência de minerais e vitaminas, doenças autoimunes, doenças do fígado, doenças genéticas e da medula óssea costumam causar o aparecimento das manchas.
Tratamento: Nestes casos, é melhor consultar um médico para se ter informações mais precisas. Geralmente se trata com remédios.
3) Uso de remédios
Alguns remédios alteram o funcionamento comum do sangue.
Tratamento: Consultar o médico para ver se é possível trocar ou remover o uso do medicamento. Evitar o máximo possívle pancadas durante a ingestão do remédio, para que não ocorra o risco de hemorragias.