Nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, foi anunciado que mais um benefício será distribuído para as famílias mais necessitadas do Brasil. Desta vez, o foco é o atendimento das famílias mais vulneráveis da região do Amazonas. O Governo anunciou que será distribuído um cartão de auxílio de 200 reais. Serão três parcelas, totalizando 600 reais.
A expectativa é que mais de 100 mil famílias que vivem em situação de extrema pobreza dentro do estado recebam o benefício e consigam complementar suas rendas. A previsão para o início da distribuição do auxílio é no começo do mês de fevereiro.
O planejado é que a primeira parcela seja distribuída no começo de fevereiro, enquanto a segunda será fornecida no final do mês de fevereiro e a última no mês de março.
O atual governador do Amazonas, Wilson Lima, explica que o dinheiro deve ser destinado para o atendimento de necessidades básicas. Ou seja, ser utilizado para adquirir alimentos, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza. Essa compra será realizada diretamente nos supermercados, não tendo necessidade de o dinheiro ser sacado.
As famílias que serão beneficiadas foram selecionadas de acordo com os dados que estão no CadÚnico (Cadastro Único) fornecido pelo Governo Federal. O foco são as pessoas que estão em situações de extrema pobreza e que tem quatro pessoas ou mais ativas no cadastro do Bolsa Família.