O Auxílio Emergencial surgiu em meio a pandemia da COVID-19. Infelizmente, o Brasil, foi um dos países mais atingidos pela doença. Milhões se infectaram e milhares morreram. Com o país em quarentena, diversos estabelecimentos públicos e comerciais se fecharam e impactaram a renda mensal de diversas famílias. Diante disso, o auxílio surgiu como um alívio para os desempregados e os trabalhadores informais. Mais de 5 milhões tiveram acesso ao benefício e complementaram suas rendas. Primeiramente, havia uma duração programada de apenas três meses. Contudo, foi estendido até o final de 2020.
Com isso, existe uma grande expectativa para saber se o benefício será prorrogado para o ano de 2021. Apesar do atual governo e da equipe econômica de Jair Messias Bolsonaro, já ter dito que isso não estava previsto, parece que os planos tem mudado cada vez mais e a prorrogação no ano de 2021 pode estar próxima de acontecer.
Bolsonaro parece estar a favor da renovação do programa, desde que o valor respeite o orçamento. O presidente pensa até mesmo em promover uma flexibilização do teto de gastos para que o benefício possa ser pago. As informações são de acordo com o jornal Valor Econômico.
Ainda é dito que o presidente deve aprovar a PEC Emergencial.
Lembrando que apesar do cenário estar mudando, ainda não é garantido que o benefício será prorrogado. Mesmo com a grande expectativa, o que resta é aguardar.