Um homem, de 51 anos, deu de cara com um jabuti em seu quintal, na última quinta-feira (21), na cidade de Cassilândia, localizada no interior do estado do Mato Grosso do Sul.
Foi então que ele tomou uma atitude que mudaria os rumos de sua vida. Ao se deparar com o animal silvestre ele resolveu entrar em contato com Polícia Militar Ambiental para que o jabuti fosse recolhido e devolvido à natureza.
O jabuti é um réptil com carapaça natural da América do Sul, no Brasil existem duas espécies que são popularmente chamados de jabuti-piranga que é o mais comum e jabuti-tinga e são exclusivamente terrestres.
Quando os policiais militares chegaram na residência localizaram o jabuti no quintal, recolheram o réptil que estava passeando longe do seu habitat natural.
Porém, quando foram finalizar o trabalho e dar prosseguimento na ocorrência, os agentes de segurança pediram os documentos de identificação para o dono da residência.
Com a identificação do homem em mãos a polícia descobriu que ele tinha um mandado de prisão em aberto, que havia sido expedido pela Justiça da comarca daquela cidade, por violência doméstica.
Imediatamente ele recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia de Cassilândia, onde este preso, a disposição da Justiça.
A grande ironia desta história é que enquanto o jabuti ganhava a liberdade em seu habitat natural, o homem era preso. O jabuti desta história é da espécie Chelonoidis Carbonaria, (jabuti-piranga) a outra espécie nativa no Brasil é a Chelonoidis Denticulata (jabuti-tinga).