Nesta quinta-feira, dia 31 de dezembro, o consórcio “Organized Crime and Corruption Reporting Project” divulgou resultado do julgamento que elegeu o político mais corrupto do ano.
De acordo com as informações, o título de ‘Pessoa Corrupta do Ano’ concedido pela mídia internacional foi para o presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro.
Em nota o OCCRP, que é formado por um seleto grupo de profissionais do jornalismo investigativo do mundo todo, disse que Bolsonaro venceu o presidente dos EUA, Donald Trump, e o da Turquia, Recep Erdogan, em níveis de corrupção no ano de 2020.
O consórcio defendeu que a família Bolsonaro se envolveu em vários episódios que justificaram o voto da maioria dos júris, dentre eles, o envolvimento do filho do presidente, o senador Flavio Bolsonaro, na denúncia das ‘rachadinhas’ e o suposto esquema envolvendo seu outro filho, Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro, juntamente com seus assessores, Fabrício Queiroz e sua mulher, Márcia de Aguiar.
O nome da primeira-dama também foi citado, lembrando que o dinheiro da suposta propina foi depositado na conta de Michelle Bolsonaro, de acordo com as denúncias.
A notícia está ficando entre os assuntos mais comentados nas redes sociais, desta véspera de Ano Novo. Vale recordar que nos anos anteriores o título de ‘pessoa mais corrupta do mundo’ ficou para o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, e o líder da Rússia, Vladimir Putin.