Um estudo realizado por uma equipe de cientistas especializados em saúde visa definir quais são as sequelas que podem surgir a longo prazo nas pessoas que foram infectadas pela Covid-19.
Participaram da pesquisa cientifica pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus e estão sendo acompanhadas há pelo menos 7 meses após se recuperarem da Covid-19.
Um dos resultados da pesquisa mostra que uma das sequelas provocadas pela Covid-19 nos homens é diminuição do tamanho do órgão reprodutor masculino.
O resultado da pesquisa foi publicado neste último domingo (27), na plataforma dedicada a artigos científicos ‘MedRxiv.
Mais de 3 mil pacientes de 56 países participaram voluntariamente da pesquisa, sendo que 3% dos homens investigados relataram que notaram uma diminuição no tamanho do órgão genital.
Mas outras sequelas também foram relatadas, 15% afirmaram que após a infecção pela Covid-19 apresentaram algum tipo de disfunção sexual e cerca de 11% afirmar que sentem dores nos testículos.
Em relação as mulheres, 26% das voluntárias afirmaram que após contrair a Covid-19 os ciclos menstruais ficaram irregulares e 36% relataram algum tipo de problema menstrual e 8% passou a ter algum tipo de disfunção sexual.
Contudo, as sequelas mais relatadas e presentes no voluntários que participaram do estudo dão conta de que a fadiga persistente atinge entre 75% a 80% dos voluntários, mal-estar após realizar tarefas que exigem algum tipo de esforço foi notado em 75% e entre 52% a 59% dos voluntários apresentaram algum tipo de disfunção cognitiva.