O laboratório britânico da AstraZeneca garante ter encontrado a “fórmula perfeita” da vacina contra a covid-19. A notícia, se confirmada, é excelente e pode por fim na pandemia de coronavírus, o que levanta ainda mais as esperanças para que o ano de 2021 marque o fim do pesadelo.
A AstraZeneca enviou os documentos do imunizante à agência reguladora do Reino Unido e espera ter uma resposta em breve. O diretor da empresa afirmou que a vacina é “100% eficaz” contra casos graves da doença.
A notícia é recebida com grande entusiasmo já que pode realmente representar o primeiro passo para o fim definitivo da pandemia. Para se ter ideia, a Anvisa, agência reguladora brasileira, exige eficácia de 50% para aprovação de uma vacina.
Uma vacina com “100% de eficácia”, como promete a AstraZeneca, pode garantir o fim da ameaça da covid-19, pondo fim também na pandemia. Ainda que o vírus não seja erradicado, se os casos graves forem controlados, naturalmente a pandemia será encerrada.
Isto porque o estado de pandemia é uma decisão política e governamental, que é adotado em situações em que o risco é alto demais e os sistemas de saúde são incapazes de absorver todos os casos. Trata-se de um estado global.
A vacina da AstraZeneca está sendo desenvolvida no Brasil, pela Fiocruz, e tem acordo que prevê a produção de doses em território nacional. A nova rodada de testes foi encomendada depois que os primeiros testes trouxeram um resultado abaixo do esperado.