O país acompanha apreensivo o desdobramento das buscas do Corpo de Bombeiros em Santa Catarina, onde o excesso de chuvas causou um verdadeiro cenário de destruição. Agora subiu para 17 o número de mortes registradas.
O número subiu na madrugada da quinta-feira (17), quando o Corpo de Bombeiros confirmou ter encontrado corpos de mais duas vítimas que estavam desaparecidas desde que as chuvas atingiram a cidade de Presidente Getúlio.
A cidade foi uma das mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado. Choveu em poucas horas o previsto para o mês inteiro, causando alagamentos e enxurradas. Diversos carros foram arrastados e casas foram danificadas.
Só na cidade de Presidente Getúlio ficaram concentradas 14 mortes pelas chuvas, mais duas mortes foram confirmadas na cidade de Rio do Sul e uma pessoa morreu em Ibirama. Agora, de acordo com números do Corpo de Bombeiros, ainda existem 4 pessoas desaparecidas.
Ainda de acordo com dados oficiais, 184 pessoas ficaram desabrigadas pelas chuvas e outras 284 ficaram desalojadas. Todos os desaparecidos que foram confirmados pela Defesa Civil são moradores de Presidente Getúlio.
Sireóplis, Santa Rosa do Sul, Ibirama, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Ascurra, Apiúna e Aurora também foram atingidas pelo excesso de chuvas, mas não registraram mortes.
Ainda assim, a Defesa Civil registrou danos ao patrimônio e estrutura públicos, ruas e também em casas. O estado segue em alerta para chuvas, especialmente na área mais afetada pelo temporal.