As mortes de três crianças na noite do último sábado, dia 19 de dezembro, o qual aconteceu na Rua Cumaru, no bairro Portal da Amazônia, em Rio Branco, causou grande comoção e revolta ainda maior.
Para ir beber no bar, a mulher trancou seus três filhos dentro de casa e todos acabaram morrendo carbonizados. Segundo a Polícia Civil de Rio Branco, as vitimas Vitória Sofia, de 8 meses, Caio Evangelista Monteiro, de 2 anos e Diogo Evangelista Monteiro, de 4, foram encontrados carbonizados e dessa forma, nada mais pode ser feito para ajudá-los a viver.
O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado por vizinho assim que perceberam o incêndio. O Socorro chegou rápido, não demorou nem 4 minutos, como contou algumas testemunhas. Porém, nada pode ser feito pelos menores, assim, os bombeiros apenas controlaram o incêndio, evitando que as chamas atingissem as casas vizinhas.
A mãe das crianças, Jociane Evangelista Monteiro, foi presa em flagrante e está à disposição da Justiça na Delegacia de Flagrantes.
A casa era bem pequena e era toda feita de madeira, motivo que a fez ser consumida pelo fogo em poucos minutos, não dando tempo de salvar a vida das três crianças.
Vizinhos disseram à polícia que ainda tentaram socorrer as crianças que gritavam desesperadas por socorro, mas as portas estavam todas trancadas com correntes grossas e cadeados. Por conta disso, não conseguiram abrir para retirar os pequenos antes que o fogo os atingissem.