Uma foto que poderia nunca ter sido compartilhada nas redes sociais, mas que ao cair na internet viralizou.
A imagem mostra uma enfermeira com uma idosa nos braços. A senhora parece dormir aconchegada no colo da jovem, que a olha com muito carinho, demonstrando cuidado e atenção.
Esta foto foi tirada no mês de novembro, no Lar Vicentino, localizado na cidade de Itapeva, interior de São Paulo. A técnica de enfermagem é Valdirene Aparecida Machado, de 35 anos e trabalha com os idosos deste lar há 7 anos.
Neste ano ela viu 15 idosos do lar morrerem vítimas da Covid-19. Setenta moradores do Lar Vicentino foram diagnosticados com o novo coronavírus.
Após as mortes a tensão tomou conta do Lar dos Idosos e os cuidados com os moradores redobraram.
Val, como é chamada contou que esta foto foi tirada por uma das funcionárias do local sem que ela percebesse, quando recebeu a foto resolveu compartilhar em uma rede social com um trecho da bíblia e nunca imaginou que viralizaria.
A enfermeira, que ama sua profissão, fez questão de ressaltar que além dos cuidados vitais para a sobrevivência dos idosos, como por exemplo, administrar os medicamentos, trocar fraldas e curativos, dar banho, ajudar na alimentação, é preciso dar amor.
Para minimizar o sofrimento, a solidão e o medo da Covid-19, Val dá doses diárias de muito amor e carinho para os moradores do lar. Na foto em que ela aparece com uma senhora no colo, é possível notar que a idosa está praticamente abraçada a enfermeira, sentindo-se acolhida, respeitada e muito amada.