O presidente Bolsonaro se pronunciou nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro, no Palácio do Planalto, para anunciar que está fazendo todos os esforços para adquirir a vacina contra a Covid-19, a qual ele dessa vez chamou de ‘a solução’.
No Palácio do Planalto, o presidente contou com a presença de diversos governadores, incluindo do partido PT. Em discurso, Bolsonaro revelou que apenas aqueles que se uniram conseguiram antecipar a vacina, e eles estão à procura de uma alternativa para combater o Covid-19.
Em seguida ele fala que as buscas iniciaram a meses, e que a união é essencial para a vitória contra o vírus que já levou mais de 182 mil brasileiros ao óbito em 2020.
O presidente recebeu das mãos do Ministro da Saúde, o plano de vacinação, que está descrito logo abaixo:
Veja como ficará a vacinação:
A vacina será aplicada em duas doses por pessoa.
- Fase 1: a vacina será aplicada em trabalhadores de saúde, indígenas, pessoas com mais de 75 anos e quem está com 60 anos ou mais e esteja em instituições (lar para idoso, por exemplo).
- Fase 2: a vacina será para pessoas de 60 a 74 anos de idade;
- Fase 3: nesta fase as pessoas com comorbidades como hipertensão, diabetes, câncer, doença pulmonar ou cardiovasculares e cerebrovasculares; pessoas obesas, indivíduos transplantados de órgão sólido e anemia falciforme, receberão a vacina.
- Fase 4: a vacina será aplicada nos profissionais da saúde, professores, segurança e sistema prisional.