Uma situação inusitada acabou acontecendo em uma das zonas eleitorais do município de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Um homem que deveria ter atuado como mesário acabou dispensado do serviço ao chegar embriagado ao local de votação.
O homem se apresentou no Colégio Estadual Dom João Braga, mas acabou sendo dispensado por apresentar sinais claros de embriaguez. O homem deixou o local, mas retornou horas depois para tentar novamente assumir a posição de mesário.
Na segunda vez, inclusive, o homem chegou ao local alegando ter perdido a hora, acreditando que estava atrasado. Mais uma vez, no entanto, ele foi dispensado e solicitado a se retirar do local de votação. A situação inesperada, felizmente, não precisou de ação da PM.
Em algumas regiões do país, é válido lembrar que existe a regra que proíbe a venda de bebida alcóolica em dia de eleição. A ideia é que as pessoas sejam impedidas de se embriagar e exercer o voto estando com a consciência alterada pela substância.
A regra inclusive está prevista no código eleitoral, no artigo 347, mas sofre alterações em cada estado. A regra foi criada em 1967, pela Lei Seca. Apesar disso, não é raro ver pessoas ingerindo bebida alcoólica no dia da eleição.
Em muitas regiões do Brasil, é possível encontrar inclusive ambulantes ao redor das zonas eleitorais fazendo a venda de bebida alcoólica, lanches e outros tipos de produtos. Dias de eleição geralmente são um evento em várias regiões do país.