O mundo ainda está sob o ataque do coronavírus SARS-COV-2, que provoca uma doença altamente contagiosa e letal, a Covid-19, e a descoberta de um novo vírus no Japão veio à tona.
A Europa está mergulhada na segunda onda da Covid-19, várias medidas restritivas já foram tomadas, como por exemplo, Portugal, que decretou toque de recolher em praticamente todo o país.
A descoberta do novo coronavírus RC-o319, foi realizada por uma equipe de cientistas e pesquisadores da Universidade de Tóquio.
O vírus foi encontrado em uma caverna no Japão em biomaterial de morcegos que vivem no Japão.
De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias online ‘Sputinik’, os cientistas detectaram uma incrível semelhança entre o SARS-CoV-2 e o RC-o319.
As pesquisas apontam uma semelhança de cerca de 81,47% ao coronavírus que se espalhou pelo mundo deixando milhões de infectados e mortos, vítimas da Covid-19.
Ainda de acordo com os estudos realizados pelos cientistas da Universidade de Tóquio, os testes clínicos feitos com o RC-o319, não demonstraram que este vírus é transmissível aos seres humanos.
O vírus foi encontrado nas fezes de uma espécie de morcegos conhecida como Rhinolophus spp, que tem como seu habitat natural a Ásia, Europa e África. Neste cenário os cientistas não descartam que o RC-o319 esteja presente na China.
Vale ressaltar que esta não foi a primeira vez que um vírus semelhante ao SARS-CoV-2 foi encontrado em morcegos, e alguns deles com até 95% de simililaridade.