Aos 57 anos, Xuxa tem se tornado cada vez mais ativa nas redes sociais e não deixa de se posicionar sobre temas polêmicos. A apresentadora recentemente fez críticas a pastora e cantora gospel Ana Paula Valadão.
Entenda o caso: nos últimos dias, um vídeo ganhou destaque nas redes sociais e gerou uma polêmica. Gravado provavelmente em 2016, o vídeo mostra a cantora gospel e pastora Ana Paula Valadão se posicionando sobre a homossexualidade com falas consideradas homofóbicas.
No vídeo, Valadão afirma que a AIDS é uma doença que atinge apenas homens gays e que seria consequência divina contra a homossexualidade. Valadão diz que a AIDS seria prova de que “união íntima entre dois homens causa uma enfermidade que leva à morte”.
https://twitter.com/AMSTERDAMLOCKED/status/1304605684047151104
A pastora segue a fala afirmando que o “único ato íntimo seguro” seria aquele entre homens e mulheres casados. A fala, claro, gerou uma onda de revolta e pode ainda resultar em processo contra a pastora na Justiça, já que algumas ONGs afirmaram que prestarão denúncia.
Pelo Instagram, Xuxa se manifestou com críticas direcionadas a fala da pastora e também propondo uma reflexão aos seus seguidores. “Não devemos tolerar mais preconceito, discriminação e desamor em nome de Deus”, disparou.
https://www.instagram.com/p/CFDZwgVJE4f/
Por que é crime? A fala de Ana Paula Valadão pode extrapolar o limite do direito de liberdade de expressão porque faz uso de uma afirmação caluniosa para defender um ponto de vista.
A AIDS não surgiu da relação homossexual entre homens gays, mas esse foi um mito criado e disseminado durante anos e que ainda confunde as pessoas. Caso denunciada, a pastora pode enfrentar um processo e, se condenada, pode pegar até 3 anos de prisão.