O jornalista William Bonner está enfrentando uma autuação da Receita Federal por supostas irregularidades junto ao órgão. Além dele, uma lista de outros 20 globais enfrentam a mesma grave acusação.
A Receita Federal já está há algum tempo colocando em prática uma operação, de grandes proporções, que investiga uma série de supostas irregularidades em contratos da TV brasileira. Diversos famosos já foram “alvo” da operação.
No ano passado, 40 nomes da emissora foram autuados. A notícia foi publicada, na época, em primeira mão pelo blog Notícias da TV. Agora, a Receita autuou outros nomes e, dentre eles, o jornalista acabou se destacando.
ENTENDA A DENÚNCIA
A Receita Federal investiga suposta fraude que teria sido praticada pela emissora e seus contratados. Mas que fraude é essa? A Receita acusa Globo e contratados de fechar conluios para driblar impostos, resultando em suposta sonegação.
A emissora é acusada de fechar contratos com pessoa jurídica, em vez de assinar a carteira de seus colaboradores. Ao optar por assinarem contratos como “pessoa jurídica”, isso permite aos contratados que tenham outras atividades.
De acordo com a publicação do Notícias da TV, na época, a Receita teria chegado a acusar Globo e seus colaboradores de formarem “organização criminosa”.
Bonner recebeu, de acordo com o colunista Ricardo Feltrin, uma autuação milionária e retroativa. De acordo com Feltrim, todos os autuados estão recorrendo das decisões. Além da Globo, SBT, CNN Brasil e GloboNews também tem contratados autuados.
Bonner não se manifestou, mas a Globo negou as acusações e ressaltou que todos os seus contratos atuam dentro da legalidade.