Para quem pensou que o incidente envolvendo Will Smith e Chris Rock estava resolvida… A Academia, responsável pela realização da premiação do Oscar, emitiu uma nova nota explicando em que pé se encontram os fatos.
Em primeiro lugar, a nota explica que Will foi “convidado a deixar” o evento depois do tapa, mas se recusou. A nota ainda reconhece que a situação poderia ter sido administrada de outra forma – isso depois de inúmeras críticas terem sido direcionadas a organização porque Will permaneceu no local, mesmo depois de uma agressão física.
Sobre o ator, propriamente, a nota esclarece que Will Smith é alvo de um processo disciplinar e que uma nova reunião deve acontecer em abril. A nota ainda explica que Will terá a chance de se manifestar, por meio de carta.
“Na próxima reunião do conselho, prevista para 18 de abril, a Academia poderá tomar qualquer medida disciplinar, que pode incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos estatutos e padrões de conduta“, diz a nota.
O comunicado ainda afirma que as ações do ator foram imprevisíveis e que, por conta disso, nada poderia ter sido feito para evitar o fato. No entanto, no mesmo trecho, a nota reconhece que a maneira como a situação foi administrada poderia ter sido outra.
Minutos depois do tapa, Will foi premiado com a cobiçada estatueta de melhor ator – algo que rendeu críticas à Academia, de forma geral.