Desde janeiro, usuários do whatsapp vem recebendo mensagens sobre a nova política de privacidade da empresa. As políticas, enfim, começarão a ser colocadas em prática hoje (15). Apesar de ser um assunto em alta, muitas pessoas ainda tem dificuldade para entender o que muda.
O Whatsapp pertence ao Facebook, assim como o Instagram. As três redes possuem acesso grátis aos usuários, que não pagam nada. No entanto, as empresas lucram com publicidade, anúncios, etc. Em grande parte, esse lucro se deve a obtenção de dados pessoais.
As empresas do Facebook já compartilham dados entre si, mas a nova política de privacidade prevê ainda mais. O que muda agora é que contas comerciais poderão usar dados obtidos no whatsapp para gerar anuncios no facebook e whatsapp. Além disso, os parceiros comerciais do facebook também vão poder armazenar, gerenciar e processar dados do WhatsApp .
No Brasil, aceitar a nova política pode se tornar obrigatório daqui a 90 dias. As autoridades brasileiras pediram esse período para analisar se a nova política viola a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Caso o usuário rejeite a nova política, duas coisas vão acontecer.
- o acesso integral ao aplicativo não será prejudicado por 90 dias
- a notificação vai continuar surgindo, o usuário pode continuar recusando por 90 dias.
Ao fim dos 90 dias, a depender do que decida o governo brasileiro, o usuário pode ser obrigado a aceitar as novas regras se quiser continuar usando o aplicativo.
Desde que a nova política foi anunciada, o download de aplicativos concorrentes ao whatsapp, como signal, wechat e telegram, aumentaram.