Há anos atrás, o governo do Reino Unido iniciou uma campanha chamada “Janeiro Seco”, na qual incentiva seus cidadãos a abrirem mão do consumo de álcool ao longo do mês de janeiro. A ideia era desacelerar o consumo abusivo de álcool no país, especialmente entre jovens.
No entanto, a ideia acabou pegando e fazendo sucesso nas redes sociais. Mas você sabe o que aconteceria se você decidisse abrir mão do álcool por um mês inteiro? Os benefícios te surpreenderiam!
“O corpo desincha, portanto você perde peso. A sua pele fica mais hidratada, melhora a aparência. Acabam as ressacas e uma série de situações prejudiciais aos órgãos“, descreve o médico Cid Merlino Fernandes.
Embora o álcool seja legalizado, não é segredo para ninguém o seu poder no organismo. Em uso abusivo, o consumidor pode se tornar dependente, o que a medicina chama de alcoolismo. Fernandes lembra um desafio que pode indicar se você tem problemas com bebida alcoólica.
O médico, em entrevista ao UOL, lembra que o Alcoólicos Anônimos propõe um mês sem bebida alcoólica. Durante o mês, a pessoa deve trocar o álcool por um suco ou água. Se você não é capaz de fazer isso, então pode estar desenvolvendo (ou já ter desenvolvido) dependência do álcool.
A interrupção no consumo de álcool traz benefícios aos órgãos, ao corpo de forma geral e também a sensação geral do indivíduo. Com maior capacidade de raciocínio, esse é um passo necessário até mesmo para se tomar ciência de todos os danos que o consumo pode trazer.
Como todo detox, os primeiros dias podem trazer diversos sintomas de desconforto. No entanto, seu corpo vai se adaptar a falta do álcool e então você vai sentir os benefícios.