Um tremor é caracterizado pelo movimento rápido, diminuto, periódico e involuntário das partes do corpo. Geralmente ele se manifesta em partes do corpo como as mãos, cabeça, tronco ou pernas.
O tremor é causado pela sucessão rápida de pequenas contrações e relaxamentos dos músculos e sua causa pode estar associada a uma variedade de condições, incluindo doenças que afetam o sistema nervoso e fatores ambientais.
A presença de tremores deve ser motivo de preocupação quando afeta o normal decorrer da vida do paciente, ou seja, quando estes tremores começam a afetar atividades diárias como beber água ou se alimentar.
Se você está experienciando tremores com tais níveis de intensidade, deve procurar ajuda médica para que seja feito o diagnóstico da causa destes tremores. Buscar ajuda médica o quanto antes é de suma importância, pois existem doenças degenerativas que precisam de intervenção, e as chances de sucesso do tratamento dependem do quão cedo a ajuda foi buscada.
Entre as causas mais comuns para a presença de tremores no corpo, podemos citar:
- Doença neurodegenerativa (doença de Parkinson);
- Tremor essencial;
- Estresse, medo ou ansiedade;
- Medicamentos e outras substâncias.
Em cada um dos casos citados acima, os tremores se manifestam de maneiras ligeiramente diferentes. No caso da doença de Parkinson, por exemplo, os tremores começam durante os períodos de repouso e tendem a afetar um lado do corpo antes do outro.
O diagnóstico da causa dos tremores irá se orientar por estas pequenas diferenças, mas também pode ser auxiliado por exames como a ressonância magnética.