A câimbra parece inofensiva, e em muitas das vezes é e não representa mal algum. Entretanto, quem tem câimbra com demasiada frequência é aconselhado que procure por atendimento médico para que um diagnóstico mais preciso possa ser realizado.
É comum que as câimbras ocorram durante as atividades físicas. A câimbra pode provocar uma dor que causa grande desconforto.
O que muitas pessoas não imaginam é que a câimbra pode ser um sinal de que a pessoa está sofrendo com DAOP (Doença Arterial Obstrutiva Periférica), que nada mais é do que uma doença que provoca a obstrução das artérias da perna. Dessa forma o fluxo sanguíneo é dificultado. Assim, o corpo não consegue enviar oxigênio para os músculos. Esse fato é capaz de provocar dores, úlceras na região atingida e até mesmo gangrena.
Em um artigo publicado pelo UOL, o Angiologista Bruno Naves explicou que a DAOP é simplesmente a ausência de circulação sanguínea na perna. Ele falou que o ato de fumar é um dos fatores que mais contribuem para que algo assim aconteça. Além do tabagismo, o sedentarismo também foi citado como uma das principais causas.
Outros fatores como o estresse e o colesterol alto contribuem para que a parede da artéria se deteriore com o passar do tempo. Dessa forma começa a existir um acumulo de gordura que se torna responsável por dificultar toda a circulação sanguínea.
Essa doença impede que o sangue, oxigênio e nutrição chegue até ao músculo para um indivíduo poder andar, “não chega da forma adequada”. Então, aqueles que apresentam esse sintoma constantemente devem procurar ajuda médica.