É sabido que a pele é o maior órgão do corpo humano, e, por estar constantemente exposta, é sensível e merece uma atenção bem maior, como redobrar os cuidados com a higiene e hidratação, assim como não esquecer do protetor solar.
Porém, mesmo com todos esses cuidados, ainda podem aparecer manchas vermelhas em seu colo, braço ou outra parte do corpo. O surgimento de tais bolinhas vermelhas e outras machas na pele geralmente causam preocupação. Por isso, é importante ter noção do que elas podem indicar e sempre consultar um médico para checar se está tudo bem com sua saúde.
Afinal, você sabe o que são essas manchas vermelhas na pele? E, quando elas surgem, o que deve ser feito? Acompanhe abaixo as repostas e tire suas possíveis dúvidas.
É bom esclarecer que manchas vermelhas na pele podem surgir do nada e, de mesmo modo, elas podem desaparecer de repente, se tornarem mais discretas com o tempo ou permanentes, a depender de como surgiram.
De acordo com a dermatologista Drª Tatiana Matos, entrevistada pelo site Derma Club, essas manchas podem ser inofensivas ou podem ser sinal de algum problema de saúde. Confira algumas doenças associadas às manchas em questão:
Dermatoviroses
Para exemplificar melhor, é possível citar a Zika e a Dengue como casos responsáveis por dermatoviroses, causando manchas bem fáceis de reconhecer, como mostra a imagem abaixo. O serviço médico deve ser procurado com urgência.
Psoríase
No caso da psoríase, as manchas vermelhas específicas também são fáceis de serem identificadas, são descamativas, de aspecto esbranquiçado e coçam muito. Portanto, procure o médico assim que começarem a surgir.
Alergias
São manchas avermelhadas que surgem após a picada de algum inseto ou em decorrência de ingestão de medicação ou alimento que você tenha alergia.
Câncer de Pele
As manchas vermelhas também podem indicar algo mais sério, como o câncer de pele. Porém, o diagnóstico em caso de melanoma só poderá ser feito pelo médico.
Lúpus
Lúpus é uma doença rara e autoimune que causa danos na pele, como as manchas vermelhas, mas que pode atingir os órgãos internos, como pulmão, coração, além das articulações. O portador de Lúpus precisa ter um tratamento monitorado e contínuo.