Nosso corpo é repleto de curiosidades, como por exemplo o chamado “sininho” ou “campainha” que temos na garganta, aquele sinalzinho que muitos ainda chamam de “goela”, mas que na verdade é protocolado com o nome de úvula.
De acordo com o que se sabe, a Úvula tem duas funções, que é deglutir os alimentos que são mastigados em nossa boca e emitir sons, outra curiosidade sobre essa parte de nossa boca é que ela não consegue trabalhar sozinha, visto que integra o palato mole, a parte mais interna do céu da boca.
O popular ‘sininho’ fica localizado entre as amígdalas servindo para evitar que os alimentos que são mastigados na boca subam para a cavidade nasal, no momento em que engolimos.
É por conta disso que o ‘sininho’ se move apenas quando engolimos o alimento, fazendo um movimento suave para cima, essa companhia acaba impedindo que o alimento suba para a cavidade nasal como citamos mais acima. Muito interessante, não é mesmo?
Observe as imagens abaixo, e veja que como mostra a figura número 01, o ‘sininho se torna um sensor na hora em que estamos prontos para engolir o alimento, além de atuar também na formação de sons e articulação de palavras.
Já a figura de número 2 mostra que quando a comida está descendo, a úvula fecha a passagem para o nariz e ajuda a encaminhar o alimento para o local adequado.