A maioria das pessoas ficam extremamente preocupadas com tudo que está relacionado com a sua boca. Qualquer coisa diferente do normal já é motivo para procurar um médico especializado no assunto bucal.
Não se trata de nenhum problema ter preocupação com a saúde bucal, porém, existe uma bolinha branca que é muito fedida e deixa quase todo mundo assustado quando aparece dentro da boca. Essas bolinhas tendem a surgirem perto da garganta e são jogadas para fora quando se tosse ou espirra.
Elas possuem um nome bem especial, são chamadas de cáseos amigdalianos e como o próprio nome sugere, ficam nas amígdalas da boca. Segundo Alina Bradford, do site Live Science, essas bolinhas por mais fedorentas que sejam, não são prejudiciais para a saúde e inclusive ajudam a manter tudo funcionando corretamente.
Os cáseos amigdalianos são restos de alimentos, bactérias e tecidos que se juntam formando essa bolinha fedida. Elas estão localizadas na garganta para impedir que qualquer tipo de coisa ruim passe por ali.
Além desta função, os amigdalianos garantem na maioria das vezes que os alimentos sigam seu caminho natural no corpo, indo para o estômago. Se algum alimento se perdesse e entrasse no sistema respiratório, seria um grande problema.
De acordo com Alina Bradford, na maioria das vezes a pessoa nem percebe que possui tal bolinha na garganta e garantiu que quase sempre existe uma lá dentro. Como já foi explicado anteriormente, os cáseos possuem uma função muito importante durante a alimentação.
Ela também explicou que conseguir ver ou expelir uma dessas bolinhas para fora não é muito comum. Ressaltou que em muitos casos a pessoa acaba digerindo os restos de alimentos e tecidos.
As bolinhas fedidas podem ser um problema de mau hálito e são comuns entre crianças e adolescentes. Porém, ninguém está completamente livre delas.
Assista ao vídeo para mais informações: