No dia 17 de janeiro, do ano de 2021, o Brasil celebrava o marco histórico da primeira dose da vacina contra a covid-19 a ser aplicada no país. De lá para ca, milhões de doses já foram aplicadas e atualmente a porcentagem de vacinação gira em torno de 68%.
Ao longo do último ano, muitas dúvidas surgiram em relação ao imunizante e, consequentemente, os sistemas de busca da internet foram inundados com artigos sobre o assunto. A Google, uma das maiores empresas no setor, divulgou a lista das principais perguntas feitas pelos brasileiros ao longo desse período.
Talvez não seja surpresa, mas o brasileiro quis saber se podia ingerir bebida alcoólica depois de tomar a vacina contra a covid-19. Como era imaginado, o buscador foi inundado de perguntas sobre a covid-19, mas essa foi a mais questionada.
Se você é uma das pessoas que tem essa dúvida, então fique tranquilo porque não existe contraindicação a bebida alcoólica para quem toma a vacina. O imunizante não interage com o álcool de forma relevante, segundo Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
No entanto, a entidade explica que não é recomendado que se beba em excesso. Isso porque o álcool, de forma geral, leva a inflamações no corpo e isso afeta o sistema imunológico. Em outras palavras, o alcool não vai diminuir a eficácia, mas pode te fazer mal de forma geral.
Sendo assim: pode beber, mas não pode exagerar.