Bernadeth Lyzio é uma atriz brasileira. Ela começou realizando teatro infantil no local em que nasceu, na região de Florianópolis, em Santa Catarina. Porém, procurando por maiores oportunidades em sua vida, ela se mudou para o Rio de Janeiro. Em meados de 1989, ela se casou com Dias Gomes, com quem ainda teve duas filhas.
Seu primeiro trabalho na televisão foi em ‘Sonho Meu’ (1993). Porém, ela ficou bastante conhecida por ter participado de ‘O Cravo e a Rosa’ (2000)’.
Na novela, ela viveu a personagem Berenice, uma mulher interesseira que lavava as roupas de Batista e se dizia amiga de Joana.
Porém, ela acabou se envolvendo em uma briga na justiça após a morte de seu marido. Bernadeth estava ao lado dele quando o trágico acidente ocorreu, o autor sofreu um acidente devido a uma manobra imprudente do taxista que estava levando os dois. Ele foi arremessado e acabou falecendo aos 76 anos de idade.
Com a morte dele, a atriz entrou na justiça em busca de 50% dos bens dele. Quatro meses após a morte do marido, ela conseguiu metade de seu patrimônio, ficando com cerca de 4 milhões a 5 milhões.
E ela, atualmente, aos 57 anos, quer continuar disputando o que não conseguiu, como carros e imóveis. O filho mais velho do autor, fruto de seu antigo relacionamento, chegou a propor um acordo em que Bernadeth teria direito à sexta parte deste montante, mas ela recusou e continua brigando na justiça.