Você já se perguntou por que os japoneses já usavam máscaras antes mesmo da covid-19?

O uso da máscara no Japão sempre foi motivo de curiosidade para ocidentais, mas a resposta para essa pergunta é mais surpreendente do que você pode imaginar.

O novo coronavírus mudou em muito o hábito de diversas nações ao redor do mundo. No Brasil, por exemplo, quem imaginou que chegaria o momento em que toda a população seria obrigada a usar máscaras durante o dia-a-dia?

Provavelmente, ninguém imaginava, mas aqui estamos. No entanto, há regiões do mundo onde o uso de máscaras não é nenhum novidade, pelo contrário. É o caso do Japão, e alguns outros países da Ásia, como a Coréia do Sul.

Japoneses sempre instigaram um pouco de curiosidade em ocidentais pelo uso de máscaras sendo parte da rotina. Existe um mito de que os asiáticos usam máscaras por causa da má qualidade do ar, mas isso não é exatamente verdadeiro.

Embora possa ser um fator hoje, a poluição do ar não era um risco há um século atrás, quando o uso das máscaras começou a se tornar realmente parte da vida dos japoneses.

O sociólogo Mitsutoshi Horii, da Universidade Shumei, também explica que a ideia de que o uso de máscaras é determinado por autoritarismo do governo também não é verdade. Horii explicou alguns dos fatos acerca do assunto à BBC.

O sociólogo explica que existem registros de japoneses cobrindo a boca para falar desde os anos 1600, durante o período Edo. Naquela epoca, até folhas eram usadas para impedir que os japoneses expelissem “hálito sujo”. Horii explica que o fator cultural é importante.

Seja por questões estéticas ou de privacidade, a verdade é que o uso de máscaras no Japão é mais antigo do que qualquer um poderia imaginar. No entanto, Horii destaca que o surto da gripe espanhola é um marco igualmente importante.

O povo japonês acredita na ciência e confia em dados técnicos, por isso, quando o cientistas apontaram que o uso de máscaras poderia reduzir as infecções da doença, naquela época, o povo adotou o uso de máscaras de forma ainda mais constante.

Vale lembrar que naquele período, lá pelo século 20, o Japão tinha cerca de 57 milhões de habitantes e pelo menos 23 milhões foi contaminado pelo vírus. Foram cerca de 390 mil mortes no país, então é compreensível que o povo tenha levado o assunto a sério.

A cultura japonesa, que já tinha o uso de máscaras integrado, acabou ajudando o país no combate a covid-19.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.