Em Changsha, na China, um restaurante tomou uma decisão que tem causado grande polêmica, pois todos os clientes precisam ser pesados logo na entrada. Segundo o gerente, essa determinação é para atender a campanha do presidente Xi Jinping, que é contra o desperdício de comida.
O peso de cada cliente é anotado e depois, através de um aplicativo, ele é informando qual a quantidade de alimento que deverá consumir. Com esta informação, o gerente espera que seus clientes peçam apenas a quantidade exata que irão comer, evitando desperdícios.
‘Prato Limpo’ é o nome dado a este projeto e tem sido muito criticado nas redes sociais. Foram tantas as críticas que o restaurante resolveu voltar atrás e parou de pesar os clientes que chegam ao local, até que a direção possa analisar o caso e definir o que será feito.
O aplicativo informa que as mulheres que pesam menos de 40 quilos poderiam pedir no máximo dois pratos, enquanto os homens com peso entre 70 e 80 quilos teriam direito a três pratos.
Chuiyan Fried Beef, gerente do restaurante, fez questão de pedir desculpas a todos os clientes e alegou que a intenção da empresa era evitar o desperdício de alimento e também incentivar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável.
Outros restaurantes chineses também estão com campanhas para evitar o desperdício de comida, mas nenhum teve uma atitude tão radical como esta.