Você está se alimentando, e do nada começa a se engasgas. As vezes apenas com sua própria tosse o problema é resolvido, em outras ocasiões precisa ser sacudido pelos amigos. Isso pode ser assustados as vezes.
Muitas pessoas nem imaginam, mas em alguns casos, engasgar constantemente pode ser um sinal de problemas neurológicos, pneumológicos ou gastrointestinais. A pessoa se engasga no momento em que o alimento ingerido “erra” o caminho certo, ou seja, era para o alimento ir para o esôfago, que faz parte do sistema digestivo, e ao invés disso ele segue o caminho das vias respiratórias que em alguns casos pode levar a morte da pessoa.
O que fazer quando alguém engasgar
Neste vídeo você vai aprender os primeiros socorros a uma pessoa que engasgou.
Quais são as causas do engasgo
Apenas um médico especialista na área poderá fazer um diagnóstico acertado. Entretanto, as causas mais comum do engasgo é uma lesão na mucosa da faringe. Geralmente podem ser causados quando a pessoa está sofrendo com um outro problema, que é o refluxo gastroesofágico constante.
Existe uma “válvula” que e responsável por fazer a separação entre o esôfago e estomago. Quando essa válvula não se fecha, ela permite que ácidos responsáveis por fazer a digestão percorram o caminho até a garganta, e dessa forma acabam causando lesão no tecido da faringe.
É comum que homens e mulheres com mais de 40 anos sejam mais afetados por esse problema. Hábitos alimentares inadequados podem provocar o desgasta dessa válvula gastroesofágica. Fumar também é um fator que contribui para tal desgaste.
Então, o melhor a ser feito por quem engasga de forma constante é procurar um médico especializado nesta área para que ele faça um diagnóstico e prescreva o tratamento mais adequado.