A final do Bake Off Argentina, de 2019, acabou revelando ser um pouco mais dramática do que o público estava esperando. Acontece que a ganhadora acabou sendo desmascarada pela produção do programa durante a final que foi ao ar no domingo (5).
Samanta Casais foi a campeã do programa e a final, que foi ao ar no último domingo, mostra o momento em que seu nome é revelado. A cena mostra Casais comemorando com os colegas e ex-participantes do concurso, mas é seguida por um vídeo dos jurados do programa.
A final foi gravada ainda no ano passado, mas só foi ao ar agora em 2020. Os jurados Damián Butelar, Christophe Krywonis e Pamela Villar estavam acompanhados da própria Samanta Casais e Pier Basile, que foi o outro finalista.
No vídeo, gravado posteriormente a grande final, os jurados explicam que Samanta acabou sendo desqualificada depois que informações foram expostas. Samanta omitiu que tinha experiência profissional na confeitaria, o que é expressamente proibido.
Samanta, que estava presente no vídeo de retratação, ainda tentou se explicar e afirmou não ter experiência ou estudos em confeitaria. A ex-competidora afirma que teve uma breve atuação em uma pequena empresa familiar, mas que nunca estudou ou praticou confeitaria.
Apesar da tentativa, no entanto, a competidora acaba aceitando a desqualificação. Como ela foi excluída da competição, Pier Basile foi quem acabou recebendo o prêmio em dinheiro além do prestigioso título de “maior confeiteiro amador da Argentina”.
As alegações de Samanta contrariam informações do portal argentino Infobae, que aponta que Casais trabalhou com culinária e gastronomia durante anos, entre 2011 e 2016. Um dos locais onde ela trabalhou foi um café cujo a especialização é em sobremesa.
Basile agradeceu a premiação, embora também tenha lamentado que as condições não foram ideais. Ele afirmou ainda estar confiante sobre o impulso que pode receber na carreira graças a competição.