O marido de Paulinha Abelha, Clevinho Santos, confirmou que a vocalista do grupo musical Calcinha Preta fazia a utilização de medicamentos com o propósito de emagrecer. Todavia, substâncias como anabolizantes não eram consumidas pela artista, que perdeu a vida na última quarta-feira (23), aos 43 anos de idade, após passar por uma internação que durou diversos dias na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe, onde residia.
“Alguns medicamentos de emagrecer às vezes, ela tomava medicamento e treinava, mas nunca tomou nenhum tipo de anabolizante. Os medicamentos que ela sempre tomou foram esses, mais diuréticos”, declarou o viúvo. Segundo ele, os usos eram mais frequentes quando Paulinha Abelha estava em uma sequência de shows, a fim de que pudesse dar uma secada antes de subir ao palco. Além dos medicamentos, chás para emagrecer também eram consumidos pela artista.
Até o momento, os médicos não sabem apontar com precisão qual foi a origem dos problemas de ordem renal que acabaram complicando o quadro clínico de Paulinha Abelha e, consequentemente, provocando a sua morte. Sabe-se, porém, da existência de um comprometimento multissistêmico, o que pode ajudar nas apurações.
Dentre as hipóteses levantadas até o momento estão uma intoxicação por conta da utilização de remédios para emagrecer e diuréticos, além da possibilidade de Paulinha Abelha ter uma doença autoimune, quando o próprio corpo ataca o sistema imunológico, podendo trazer graves prejuízos ao paciente diagnosticado com o problema.