Vírus Marburg deixa OMS em alerta: o que é, como é a transmissão, sintomas e tratamento

Este vírus é altamente contagioso e letal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), está em alerta e acompanhando de perto os casos infectados pelo vírus de Marburg, que causa uma febre hemorrágica.

O vírus Marburg é altamente infeccioso e pertence a mesma família do temido vírus Ebola.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as taxas de mortalidade nos casos de infecção provocadas pelo vírus Marburg, variam de 24% a 88%, dependendo da cepa do vírus e da capacidade de gerenciamento de contenção de casos.

Em Gama, país localizado na África Ocidental, vem enfrentando o primeiro surto da doença o que vem preocupando as autoridades sanitárias de todo o continente devido a alta transmissão do vírus.

Transmissão

O vírus é transmitido por morcegos que se alimentam de frutos e sementes, o Marburg se espalha entre humanos através do contato direto com materiais contaminados, lesões na pele, membrana das mucosas, contato direto com fluidos corporais, como por exemplo, saliva, sangue, entre outros.

Objetos contaminados com fluidos corporais de uma pessoa infectada ou que foi à óbito por causa da doença também são fontes contaminantes e de transmissão, como por exemplo, agulhas, roupas usadas pelo paciente, roupas de cama, equipamentos médicos, entre outros.

Sintomas

Os sintomas do Marburg surgem de maneira repentina:

  • Febre alta;
  • Dor de cabeça extrema;
  • Mal-estar;
  • Náuseas;
  • Dor no peito;
  • Dor de garganta;
  • Dor abdominal;
  • Diarreia;
  • Icterícia.

Com o agravamento da doença pode ocorrer inflamação do pâncreas, perda de peso, delírios, insuficiência hepática, hemorragia, e colapso múltiplos dos órgãos.

O período de incubação da enfermidade pode variar entre 2 e 21 dias, a maioria dos pacientes apresentam sinais de hemorragia grave que pode levar a morte dentro de sete dias.

Tratamento

Não há um tratamento convencional ou específico para a doença provocada pelo Marburg. Não há vacina para o vírus.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.