Na manhã desta terça-feira (24), uma operação policial que contou com o Bope (Batalhão de Operações Especiais), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi realizada na Vila Cruzeiro, que fica no Complexo da Penha, localizada na cidade do Rio de Janeiro.
A princípio havia sido informado que 11 pessoas haviam morrido durante a ação, contudo, com o passar do dia o número de mortos foi atualizado.
O número de mortos e feridos na operação vem sendo repassada pela assessoria de imprensa do Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, para onde as vítimas estão sendo levadas.
Segundo as últimas informações repassadas pela unidade de saúde 20 pessoas morreram durante o enfrentamento na Vila Cruzeiro.
A 21ª morte confirmada é de uma moradora identificada como Gabriela, vítima de bala perdida. Ela era moradora da região da Chatuba, uma comunidade que fica fora da área da operação especial.
Até o momento foram confirmados sete feridos, entre eles um policial civil que foi baleado no rosto quando participava de uma perícia no local.
Os tiros na região do ‘Complexo da Penha’, começaram a ser ouvidos por volta das 4h20 da manhã. Confira os vídeos abaixo:
Manhã de pânico no Rio: ao menos 11 pessoas foram mortas durante uma operação policial na Vila Cruzeiro (RJ), na Penha, nesta 3ª feira. 11 escolas estão fechadas por causa do tiroteio. Esta é a maior chacina do ano (quando há 3 ou mais mortos). Veja o que se sabe até agora #fio pic.twitter.com/VLmDYhqYV9
— Instituto Fogo Cruzado (@fogocruzado) May 24, 2022
Muita confusão entre policia e moradores na Penha e Vila Cruzeiro. pic.twitter.com/Q1oLVVQC6W
— CARIOCA NEWS (@carioca__news) May 24, 2022
Moradores relataram momentos de muita tensão e medo, muitos não saíram de casa para trabalhar, as aulas nas escolas da região foram suspensas. O Complexo da Penha é formado por cerca de 13 favelas, entre elas a Vila Cruzeiro, alvo da operação desta manhã.