Vídeos: É por isso, que mesmo sem chuva, aconteceu o deslizamento de terra que destruiu vários casarões em Ouro Preto – Imagens viralizam

Defesa Civil está no local.

Na manhã desta quinta-feira (13), um grande deslizamento de terra deixou um rastro de destruição na cidade histórica de Ouro Preto, que fica no interior de Minas Gerais.

As fortes chuvas que castigaram o estado nos últimos dias deixaram várias cidades mineiras em situação de calamidade, Romeu Zema, governador de Minas Gerais, chegou a dizer está presenciando um cenário de guerra.

Estradas estão destruídas, milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas, falta o básico para estas famílias, como por exemplo, água potável.

Em Ouro Preto não chovia no momento do grande deslizamento de terra, mas como o solo está saturado por causa do volume de chuvas, praticamente toda a região central do estado está em alerta máximo de risco geológico.

O incidente aconteceu na parte histórica da cidade que recebeu o título de ‘Patrimônio Histórico da Humanidade’, pelo menos três casarões foram completamente destruídos. Nas redes sociais circulam vários vídeos que mostram o momento do deslizamento de terra e o pânico da população local.

De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias, ‘UOL’, a Guarda Municipal de Ouro Preto informou que o deslizamento aconteceu por volta das 10h desta manhã de quinta-feira. A área atingida foi isolada e ainda há deslocamento de uma grande massa de terra no local.

Uma grande pedra que existe no local teria se movimentado causando o movimento da terra, até o momento não há informação sobre feridos.

https://twitter.com/eutiagomiranda/status/1481617562857267208?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetem…

 

O maior volume de chuvas em 30 anos

As cidades que estão localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte e entre elas Ouro Preto, receberam o maior volume de chuvas dos últimos 30 anos.

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, da ‘Climatempo’, em algumas cidades em apenas 24 horas receberam um volume de chuvas considerado extremo.

Veja o volume de chuvas que algumas cidades receberam em 24 horas entre a sexta-feira (7) e o sábado (8):

  • 167 mm em Rio Acima;
  • 174 em Nova Lima;
  • 129 mm em Contagem;
  • 74 mm em BH;
  • 176 mm em Ouro Preto.

As chuvas deram uma trégua na região nesta quarta-feira (12), mas ainda há previsão de tempestades com raios, ventos fortes e grande volume de água.

No momento do deslizamento em Ouro Preto não chovia, havia sol, mas o solo encharcado ainda apresenta alto risco de deslizamentos.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.