Na manhã desta quinta-feira (13), um grande deslizamento de terra deixou um rastro de destruição na cidade histórica de Ouro Preto, que fica no interior de Minas Gerais.
As fortes chuvas que castigaram o estado nos últimos dias deixaram várias cidades mineiras em situação de calamidade, Romeu Zema, governador de Minas Gerais, chegou a dizer está presenciando um cenário de guerra.
Estradas estão destruídas, milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas, falta o básico para estas famílias, como por exemplo, água potável.
Em Ouro Preto não chovia no momento do grande deslizamento de terra, mas como o solo está saturado por causa do volume de chuvas, praticamente toda a região central do estado está em alerta máximo de risco geológico.
O incidente aconteceu na parte histórica da cidade que recebeu o título de ‘Patrimônio Histórico da Humanidade’, pelo menos três casarões foram completamente destruídos. Nas redes sociais circulam vários vídeos que mostram o momento do deslizamento de terra e o pânico da população local.
De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias, ‘UOL’, a Guarda Municipal de Ouro Preto informou que o deslizamento aconteceu por volta das 10h desta manhã de quinta-feira. A área atingida foi isolada e ainda há deslocamento de uma grande massa de terra no local.
Uma grande pedra que existe no local teria se movimentado causando o movimento da terra, até o momento não há informação sobre feridos.
https://twitter.com/eutiagomiranda/status/1481617562857267208?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetem…
ATENÇÃO: Parte de um morro desabou em Ouro Preto, Minas Gerais. pic.twitter.com/6DhNeMWsPT
— Renan Brites Peixoto (@RenanPeixoto_) January 13, 2022
O maior volume de chuvas em 30 anos
As cidades que estão localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte e entre elas Ouro Preto, receberam o maior volume de chuvas dos últimos 30 anos.
Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, da ‘Climatempo’, em algumas cidades em apenas 24 horas receberam um volume de chuvas considerado extremo.
Veja o volume de chuvas que algumas cidades receberam em 24 horas entre a sexta-feira (7) e o sábado (8):
- 167 mm em Rio Acima;
- 174 em Nova Lima;
- 129 mm em Contagem;
- 74 mm em BH;
- 176 mm em Ouro Preto.
As chuvas deram uma trégua na região nesta quarta-feira (12), mas ainda há previsão de tempestades com raios, ventos fortes e grande volume de água.
No momento do deslizamento em Ouro Preto não chovia, havia sol, mas o solo encharcado ainda apresenta alto risco de deslizamentos.