Na tarde desta quarta-feira (28), o furacão Ian tocou o solo do estado da Flórida, localizado nos Estados Unidos. De acordo com autoridades norte-americanas o Ian é uma das tempestades mais violentas e poderosas a atingir os Estados Unidos nas últimas décadas.
O Centro Nacional de Furacões (NHC), afirmou que o Ian tem o potencial de causar danos catastróficos, os ventos chegam a 241 quilômetros por hora, e algumas regiões do estado da Flórida é esperada uma precipitação de chuva de cerca de 1.000 milímetros.
“Espera-se que Ian cause elevação da maré com risco de vida, além de ventos e inundações catastróficos na península da Flórida”, publicou o NHC.
O furacão Ian está na categoria 4 neste momento, mas tem o potencial para subir para a categoria 5, em uma escala que o maior nível é o 5.
A seguir, vídeos que circulam nas redes sociais mostram o rastro de destruição do furacão poucos minutos depois que ele chegou à Flórida.
Especialistas afirmaram que quando o furacão Ian entrasse na costa Oeste, entre Naples, Fort Myers e Tampa, terá a força necessária para causar danos severos e bilionários, além de elevação da maré de vários metros que inundará áreas costeiras.
Fort Myers Beach looks like it was hit by a mega tsunami.
Hurricane #Ian pic.twitter.com/L2SqRUr7uH
— Moshe Schwartz (@YWNReporter) September 28, 2022
🇺🇸 | AGORA: Furacão Ian atinge o estado da Flórida, EUA. pic.twitter.com/pMqKlnyXAr
— OHF News (@OHFNews) September 28, 2022
Furacão Ian bate na Flórida com categoria 4 🇺🇸 pic.twitter.com/fL5aXWjlbv
— Julio Schneider 🇧🇷🇺🇸 (@juliovschneider) September 28, 2022
16h:47(quarta) – Furacão #Ian, na Flórida: pic.twitter.com/lceVA6e7ip
— Ciro Salla – ⓟ (@cirosalla) September 28, 2022
https://twitter.com/tayselannes/status/1575220993383354368
A pensar em todos os socorristas que trabalham através do Furacão Ian para manter as suas comunidades seguras pic.twitter.com/zFUytihNq9
— Paulo Lei (@PauloAlei) September 28, 2022
Águas trazidas pelo Furacão Ian invadem com violência garagem de condomínio em #Naples, #Florida. pic.twitter.com/FHkfs98tUH
— Paullo Rossi (@paullorossii) September 28, 2022
🇺🇸 imagens do furacão Ian que atinge a costa oeste da Flórida como uma poderosa tempestade de categoria 4, atingindo o litoral com ventos fortes e tempestades perigosas
@verdadelibertadorab pic.twitter.com/M5faLAXlBq
— MITOESPERANÇA22 (@mcfs18) September 28, 2022
Cerca de 500 mil pessoas que moram na Flórida já estão sem energia elétrica. Milhões de pessoas que residem na Flórida receberam a ordem de deixarem a área costeira da Flórida, alguns especialistas acreditam que o Ian irá provocar uma destruição nunca antes vista.