Ataques de tubarão são ocorrências raras mas que quando acontecem podem ter consequências muito sérias. Estes animais temidos por muitos na verdade não se alimentam de seres humanos e só os atacam quando se sentem ameaçados.
As mudanças climáticas têm feito com que as águas oceânicas próximas às praias e ao litoral mudem de temperatura, o que tem causado uma maior incidência de tubarões nestes locais.
Na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha, uma criança de apenas 10 anos foi vitimada por um tubarão. A criança foi mordida no pé e foi levada às pressas para um hospital na caçamba de uma caminhonete.
O socorro foi prestado por monitores do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e por integrantes do corpo de bombeiros. O primeiro atendimento à criança foi feito no Hospital São Lucas. Ainda não se tem informações sobre o estado de saúde da menina.
Uma UTI aérea foi deslocada para que a criança vítima da mordida de tubarão fosse transportada para o recife. Até que o transporte aéreo chegasse, médicos do Hospital São Lucas trabalharam na estabilização do quadro da criança.
Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI!
Este não é o primeiro ataque de tubarão registrado na Praia do Sueste. Um outro ataque ocorreu no dia 21 de dezembro de 2015, onde um turista perdeu a mão e parte do braço em decorrência do ataque.
Ainda não está claro o motivo da ocorrência destes ataques, mas seus números vêm aumentando com os anos. Como dito anteriormente, isto pode ser uma consequência das mudanças climáticas.