Vídeo: Tensão explode em Brasília, bolsonaristas rompem o bloqueio da PM e ameaçam invadir o STF

A tensão se espalha por todo o Brasil

Na noite desta segunda-feira (6), véspera da manifestação insuflada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido – RJ), com um discurso sobre uma falsa ação do Supremo Tribunal Federal contra o seu governo e diante dos diversos escândalos envolvendo o clã Bolsonaro, milhares de bolsonaristas chegaram a Esplanada dos Ministérios no Distrito Federal.

Um grupo de manifestantes desrespeitou o bloqueio policial na Esplanada dos Ministérios e sem nenhuma resistência da Policia Militar do Distrito Federal, os apoiadores do presidente avançaram sobre a Praça dos Três Poderes, onde estão localizados o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

As barreiras de contenção foram retiradas e dezenas de caminhões acompanhados por bolsonaristas avançaram pela Esplanada dos Ministérios e se colocaram bem em frente ao STF. Entoando palavras de ordem, os manifestantes prometeram invadir o Superior Tribunal Federal, considerado por Bolsonaro e seus apoiadores como uma dos maiores inimigos do governo.

A tensão explodiu em Brasília, horas ante da manifestação começar já é possível prever que os bolsonaristas estão dispostos a tudo, menos cumprir as ordens da polícia e respeitar as instituições democráticas.

Haverá manifestações pró e contra o governo de Jair Messias Bolsonaro em todo o Brasil, há uma grande preocupação das autoridades sobre possíveis confrontos entre civis.

Bolsonaro vem há muito ameaçando com uma ruptura intitucional, 126 políticos de 26 países, assinaram uma nota de repúdio contra Jair Bolsonaro. Em uma carta publicada nesta segunda-feira,  ex-presidentes, ex-primeiros-ministros, ex-ministros de Estado, deputados e senadores alertam que, no feriado de Sete de Setembro, amanhã, “uma possível insurreição colocará em perigo a democracia no Brasil”.

Em um do trecho da carta se lê: “Estamos profundamente preocupados com a ameaça iminente às instituições democráticas do Brasil — e estaremos vigilantes em defendê-las antes e depois de 7 de setembro. O povo brasileiro tem lutado durante décadas para garantir a democracia contra o domínio militar. Não devemos permitir que Bolsonaro os tire agora”, frisa a carta.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.