Um vídeo que começou a circular nas redes sociais mostra o momento que os bombeiros, com a ajuda de um helicóptero da Polícia Militar, fazem um salvamento dramático em uma das praias do Guarujá, cidade localizada no litoral do estado de São Paulo.
As praias do Guarujá são bastante procuradas na alta temporada, carnaval, entre outras datas, e somente neste domingo foram realizados 49 salvamentos nas praias da região.
Nos dois primeiros meses de 2022, aconteceram 1.210 salvamentos aquáticos nas praias localizadas no litoral de São Paulo, Guarujá foi uma das regiões com o maior número de casos de afogamento.
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), 55% das ocorrências aconteceram no litoral do Guarujá.
Alguns salvamentos foram registrados em vídeo pelos bombeiros. Nas imagens que começaram a circular na internet mostra que algumas pessoas estavam no mar e muito distantes da faixa de areia.
Os socorristas que estavam no helicóptero lançaram uma rede presa a aeronave que permitiu que os banhistas fossem retirados do mar e levados para praia.
Em entrevista para a TV Tribuna, afiliada do Grupo Globo, o tenente Danilo Pisanesch afirmou que os banhistas foram arrastados pela corrente permanente de retorno, que é muito comum nas praias do Guarujá. Ele fez um alerta para que os banhistas obedeçam os avisos, as placas de perigo, fiquem atentos aos apitos dos socorristas e que evitem o consumo de bebida alcoólica antes de entrarem no mar.
Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI!
Com o auxílio do helicóptero Águia, da Polícia Militar, aconteceram oito salvamentos, três na Praia das Pitangueiras e um na Praia da Enseada e outro na Pria do Tombo.