Engasgos com objetos ou alimentos pode ser mais comum do que imaginamos, podendo acontecer com pessoas de todas as idades. Nesta semana, em caso em Anápolis, uma senhora de 57 anos perdeu a vida ao engasgar com um pedaço de carne durante o almoço.
E nesta mesma semana, um outro incidente, com uma criança de apenas 9 anos de idade, felizmente, terminou de outra maneira. A professora do aluno conseguiu salvá-lo depois que ele se engasgou com a tampinha da garrafa de água.
O menino de 9 anos estava sentado na sala de aula quando pegou sua garrafa de água para beber. Ao virar a garrafa na boca, a tampa que não devia estar firme escapou e ele se engasgou.
Ele logo se desespera e corre em direção à professora Janeice Jankins, que atua na rede pública de Nova Jersey. Ao ver o menino em desespero ela agiu rapidamente e fez a chamada manobra de Heimlich para salvar o aluno.
A sala de aula que tem uma câmera para segurança captou o momento exato em que tudo aconteceu, assista:
Em entrevista a uma televisão local, Jenkins disse: “Eu vi que ele precisava de ajuda e simplesmente entrei em ação para ajudá-lo. Ele não conseguia respirar, seu rosto estava bem pálido, e ele tinha um olhada de desespero”
Sem dúvidas o conhecimento da professora sobre a manobra Heimlich foi decisiva para salvar a vida do aluno.
A técnica consiste de se colocar atrás da pessoa engasgada e forçar a expulsão do objeto que está causando a obstrução ao aplicar uma forte pressão com as mãos na boca do estômago.