Fazer compras no supermercado se tornou um grande desafio para o consumidor nos últimos dias devido ao aumento de preços, até a associação do setor já divulgou um comunicado alertando a todos para a disparada de preços nos itens da cesta básica.
As pessoas estão ficando mais tempo dentro de casa e com isso acabam cozinhando bem acima da média. Isso resulta em compras maiores e mais frequentes no supermercado, só que os preços dispararam e todos estão preocupados.
Arroz, óleo, feijão, açúcar, carne, são apenas alguns itens que estão mais caros. Produtos de limpeza também estão com o preço bem acima do que era há algumas semanas, resultado de uma pandemia que ainda não tem previsão de chegar ao fim.
É comum que em momentos como este a população fique à espera de uma atitude do presidente para resolver o problema ou ao menos amenizar a situação, só que Jair Bolsonaro acabou causando polêmica ao jogar a responsabilidade para cima dos donos de supermercados, pedindo patriotismo a eles.
O presidente pediu ‘sacrifício e patriotismo’ ao setor e acredita que o auxílio emergencial seria o responsável pelo aumento dos preços, já que houve maior procura por alimentos.
Para os economistas, a declaração de Jair Bolsonaro é um retorno à década de 80, tentando se livrar da responsabilidade de controlar a inflação jogando tudo nas costas dos empresários.
Especialistas acreditam que Bolsonaro quer agradar seus apoiadores, mas faz um pedido infundado e totalmente fora da realidade.
Vale lembrar ainda que durante uma live na quinta-feira (03), o presidente comemorou a redução na taxa básica de juros e disse que isso estaria estimulando a demanda, ou seja, as pessoas comprariam mais e com isso os preços tendem a aumentar.