Muitas pessoas podem ter medo de se deparar com insetos ou alguns animais dentro de casa, especialmente aves ou roedores. No entanto, pouca gente sabe o que é a sensação de dar de cara com uma onça no banheiro.
Ainda assim, essa foi a experiência de uma moradora da cidade de Paranaíba, Mato Grosso do Sul. Na manhã da última sexta-feira (18), ela encontrou uma onça-parda atrás do vaso sanitário de sua casa.
A cena, naturalmente, espantou os moradores. A Polícia Ambiental precisou ser acionada para conter o bicho e devolvê-lo ao meio ambiente. A missão, nada fácil, precisou contar com a ajuda de um médico veterinário.
Para manejar o bicho de forma segura para todos os envolvidos, o animal precisou ser sedado. Além da Polícia Ambiental e do médico veterinário, uma equipe do Corpo de Bombeiros também esteve no local prestando assistência.
“Por sorte, não houve ataque, tendo em vista a curta distância em que ela [a moradora] chegou do felino, o qual poderia se sentir acuado. Essa é uma condição em que há risco de ataque por animal silvestre, principalmente felinos”, diz a nota emitida pelas autoridades.
O bichano foi levado até uma reserva, onde é seu habitat natural, e observado até a passagem total do sedativo. Quando o ok do médico veterinário foi dado, as autoridades libertaram a onça.
Em casos como esse, onde o morador se depara com animais silvestres, é sempre recomendado acionar as autoridades e não tentar manipular o bicho por conta própria.