Imagens de um circuito privado de vigilância mostram o momento em que o condutor de um automóvel atinge em cheio um caminhão que estava parado na rua. O caso aconteceu na Asa Sul, em Brasília (Distrito Federal), durante a madrugada do último sábado (05). As imagens, porém, só foram divulgadas pela PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) nesta terça-feira (08).
De acordo com a corporação, quatro pessoas eram passageiras do automóvel no instante do acidente. Com o forte impacto da batida, três delas sofreram ferimentos e tiveram que ser socorridas por equipes de resgate e levadas diretamente ao hospital para a realização de exames complementares.
O motorista, por sua vez, passou pelo teste com o uso do bafômetro, sendo constatada a ocorrência de um crime de trânsito. Isso pois o homem, de 26 anos, apresentou mais que o dobro permitido pela lei, com 0,76 mg de álcool por litro de ar expelido, sendo enquadrado no Código de Trânsito Brasileiro pela direção de veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada em virtude da bebida ingerida antes de assumir a direção.
Desde a Lei 11.705/08, conhecida como Lei Seca, não há mais tolerância para quantidade de álcool no sangue, no entanto, a margem de erro admissível para o equipamento é de 0,04 mg. Agora, além das punições administrativas, como o pagamento de multa e a suspensão do direito de dirigir, o motorista poderá responder criminalmente pela conduta irregular.