Uma denúncia sobre as condições precárias em um hospital que recebe pacientes com Covid-19 na cidade de Manaus, capital do estado de Amazonas, acabou caindo nas redes sociais, viralizando e ganhou as manchetes dos principais telejornais do Brasil.
Idosos diagnosticados com Covid-19, foram colocados em isolamento em uma sala sem ventilação e aparelhos necessários para o mínimo de cuidado com os pacientes. Junto com três pacientes em estado grave, sendo que dois deles estavam em macas improvisadas no chão, havia um corpo que permaneceu no mesmo local por 13 horas seguidas.
As imagens foram feitas, nesta última sexta-feira (18), pela filha de um dos pacientes que estava nesta sala acomodado no chão do Hospital João Lúcio , localizado na Zona Leste de Manaus.
Olavo Ramos Barros, de 90 anos, pai de Miriam que fez as imagens e a denúncia, ficou deitado em um maca no chão atrás do corpo de um homem que morreu na madrugada de sexta-feira.
Uma mulher que estava na mesma sala em uma maca improvisada chegou a cair duas vezes no chão e Miriam saiu correndo para pedir ajuda. A família da idosa tirou a mulher do hospital sem autorização médica e buscou ajuda em outro local.
Segundo os familiares somente depois das denúncias que os idosos foram retirados da sala e transferidas para uma enfermaria improvisada, já que os hospitais da cidade já não há vaga para pacientes com Covid-19.
Infelizmente, o pais de Miriam, senhor Olavo, morreu no início da tarde deste sábado (19). Confira a reportagem completa:
Assista #JornalHoje pelo #GloboPlay https://t.co/ZONXwVgZJe
— FAMA IN FOCO (@famainfoco) December 19, 2020