Um vídeo postado através do stories do Instagram pela influenciadora digital e maquiadora Lari Rosa está gerando um enorme sentimento de revolta em inúmeros usuários da rede social. Na publicação que ela fez, Lari está dentro do carro com uma outra mulher quando comenta sobre algumas vagas exclusivas.
No caso, ela estava falando de uma vaga exclusiva para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. De acordo com a lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que definiu o autismo como uma deficiência, pessoas com esta condição tem o direito a vagas especiais.
No vídeo era filma uma das vagas destinada exclusivamente a autista, e ironiza com uma mensagem escrita no storie: “A vaga é tão colorida que achei que era vaga pra viado”, escreveu a influenciadora.
A vaga tem esse desenho colorido justamente por ser o símbolo do autismo.
Após a repercussão negativa deste caso, a maquiadora voltou a usar seu perfil no Instagram para pedir desculpas em relação à sua atitude quanto a vaga exclusiva para autistas.
No pedido de desculpas, ela explicou que estava em um momento descontraído e tinha postado o vídeo apenas para um pequeno grupo de amigos, porém, o conteúdo foi vazado.
Veja o que ela escreveu em sua justificativa:
Veja abaixo o vídeo que gerou toda a repercussão deste caso:
Ver essa foto no Instagram
O autismo é uma condição que é caracterizada pelo déficit na comunicação social e no comportamento. Existem tantos subtipos do transtorno que se usa o temo ‘espectro autista’