O caso aconteceu durante a manhã desta sexta- dia 6 de maio, em Havana, capital de Cuba. Uma forte explosão atingiu o Hotel Saratoga que fica localizado no centro da cidade e de acordo com o governo de Cuba, oito pessoas perderam suas vidas nesta grande explosão.
Pelas informações divulgadas pelo portal g1, pelo menos 30 pessoas acabaram se ferindo nesta explosão e foram hospitalizadas. A principal suspeita do que causou a explosão é o vazamento de gás.
Apesar desta suspeita, ainda não se sabe com certeza o motivo da explosão do hotel. Em comunicado, o governo de Cuba afirma que as investigações que estão em andamento indicam que de fato houve um vazamento de gás no local.
Já um repórter da canal Habana afirmou que no momento que ocorreu a explosão uma empresa de gás estava no local para prestar serviço de manutenção.
O caso gerou curiosidade de cubanos e turistas que visitavam a cidade. Pelas imagens divulgadas é possível ver muitas pessoas aglomeradas acompanhando os trabalhos dos socorristas e dos bombeiros.
As autoridades cubanas compareceram no local para acompanhar os trabalhos no hotel e posteriormente foram ao hospital Hermanos Ameijeras para uma visita aos feridos desta grande explosão.
Veja um vídeo do local:
Vários andares do hotel ficaram completamente destruídos. Pelas imagens pode-se notar que pelo menos 4 andares do prédio estão condenados. Veja a postagem que o perfil oficial da presidência de Cuba fez:
🚨🚨🚨🚨
El presidente @DiazCanelB está en el Hotel Saratoga, donde ocurrió una fuerte explosión este mediodía.
Lo acompañan el primer ministro @MMarreroCruz y el presidente de la @AsambleaCuba, Esteban Lazo. pic.twitter.com/mInh8FJIca
— Presidencia Cuba 🇨🇺 (@PresidenciaCuba) May 6, 2022
Compareceram o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, o primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz e o presidente do parlamento Esteban Lazo.