Há 10 anos atrás, mais de 10 cidades da Região Serrana do Rio sofriam com o maior desastre natural do estado. Ao todo, as autoridades contabilizam mais de 900 mortos e mais de 100 desaparecidos, muitos dos quais não foram localizados até hoje.
Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo foram os municípios mais afetados. No entanto, outras mais de 10 cidades também sofreram reflexos da tragédia. Um forte volume de chuva causou enchentes, deslizamentos e soterramentos.
Uma das imagens mais marcantes da tragédia daquele ano, que começou no dia 11 de janeiro, foi o vídeo que mostrava o resgate de Dona Ilair. A cena foi filmada, quase que por acaso, por um cinegrafista da TV Globo que cobria o caso.
Dona Ilair estava sozinha em casa, na cidade de São José do Vale do Rio Preto, quando o Rio Preto transbordou e passou varrendo tudo que estava em sua frente. Com seus três cachorros, ela subiu ao terraço da casa onde morava, mas não demorou muito para que o volume da chuva chegasse até o local.
O pior apenas não aconteceu porque vizinhos conseguiram uma corda e, com essa corda, içaram dona Ilair. O resgate durou cerca de 12 minutos angustiantes, que foram exaustivamente acompanhados por brasileiros ao longo daquele ano.
As cenas são emocionantes até a data de hoje e vem sendo lembradas diante da tragédia que volta a atingir a cidade de Petrópolis.