Um vídeo que circulou exaustivamente nas redes sociais nesta sexta-feira (30) mostra o momento em que um grupo de bolsonaristas, em São Paulo, comemora ao perceberem as bandeiras do país a meio-mastro.
O registro é confuso e chegou a ser ridicularizado nas redes sociais. No vídeo, o grupo aparece muito emocionado e comemorando a bandeira a meio-mastro. O grupo chega a agradecer a Deus.
Os grupos bolsonaristas que se aglomeram em frente a quartéis do exército continuam esperando por uma ação inconstitucional de golpe de estado. Por isso, a posição da bandeira acabou sendo interpretada como um sinal.
“Meio mastro, maravilha, meu Deus, meu Deus (…) Deus no comando”, comemora uma mulher, que filma o vídeo. Ela não é a única, já que as pessoas que estão no acampamento também comemoraram.
Hoje, a bandeira desceu a meio mastro, mas eles não sabem o motivo e estão comemorando a “perda” do adversário. Uma dica: a primeira sílaba é “pe” e a última é “lé”. Será que assim fica mais fácil?! pic.twitter.com/ekSAtq3YNI
— Chris Herrmann – ECCH (@_chrisherrmann) December 30, 2022
No entanto, o que realmente estava por trás da posição da bandeira foi o decreto de luto oficial. Na última quinta-feira (29), a morte do rei Pelé foi confirmada e algumas cidades, além do próprio governo federal, decretaram luto oficial.
Nestes casos, quando é decretado luto oficial, é esperado que a bandeira seja colocada a meio-mastro, em sinal de respeito. O velório de Pelé está previsto para o próximo dia 2 de janeiro.
Esta não é a primeira vez que bolsonaristas comemoram cenas ou informações falsas. Vídeos mostram grupos celebrando a suposta prisão do ministro Alexandre de Moraes, por exemplo, uma notícia falsa que circulava repetidas vezes.