As fortes chuvas que caem há vários dias na região Sul e no Extremo Sul da Bahia estão levando o caos e a destruição há dezenas de municípios.
São milhares de pessoas desabrigadas que aguardam por algum tipo de auxílio, pois perderam tudo o que tinham, centenas de casas foram destruídas, pontes, estradas e vias de acesso foram levadas pelas águas das chuvas que insistem em cair na região.
De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias online do jornal ‘Folha de São Paulo’, duas barragens se romperam na tarde da última sexta-feira (10), na cidade de Apuarema, localizada no interior do estado da Bahia.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram imagens de pessoas desesperadas tentando socorrer quem não conseguiu sair de casa, a cidade que tem aproximadamente 7 mil habitantes, é uma das mais atingidas pelos temporais que deixaram vários municípios em estado de emergência.
Além das duas barragens que romperam uma terceira está em risco eminente se de romper. Segundo o prefeito Rogério Costa (PP), técnicos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão monitorando esta barragem.
Os desabrigados foram encaminhados para a escola Aurino Nery, a prefeitura pede doações de roupas, alimentos, material de higiene pessoal, para distribuir entre os desabrigados.
Barragem transborda em Apuarema, alaga ruas e deixa famílias desalojadas; mais em https://t.co/gJNbCUjGHr pic.twitter.com/InOnIRLBZG
— Jacobina Notícias (@JacobinaNoticia) December 11, 2021
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decretou estado de emergência em 24 municípios que foram fortemente castigados pela chuva. As tempestades estão ocorrendo devido um fenômeno climático atípico.